a diocese de Lisboa foi a vencedora da oitava edição do festival da canção mensagem que decorreu esta tarde em Fátima
a diocese de Lisboa foi a vencedora da oitava edição do festival da canção mensagem que decorreu esta tarde em Fátima a canção número sete, com o título Bom mestre granjeou o aplauso do júri nas vertentes de música, mensagem e presença em palco conquistando assim o primeiro lugar. Participaram neste festival 14 dioceses, entre as quais açores e Madeira.
O evento que juntou em palco os vencedores dos festivais diocesanos da canção mensagem acabou por começar com mais de hora e meia de atraso devido à falha de electricidade que durante todo o dia se fez sentir na cidade de Fátima. ainda assim, e apesar de muitos serem de longe, ninguém arredou pé, até que a Vigararia III (Belém) subisse ao palco para entoar a canção vencedora, já depois das 20h.
a paróquia da Sé de Faro arrebatou o segundo prémio com o tema Em Ti fundamos o coração, enquanto que em terceiro lugar ficou a canção por ti eu vivo, de Lamego. Este grupo acabaria por conquistar o prémio Ser, votado por todos os grupos presentes. Quanto à melhor mensagem transmitida nas diversas canções, a eleita foi a intitulada Firmes em ti da diocese de Coimbra.
O festival deste ano foi subordinado ao tema Enraizados e fundados em Cristo, firmes na fé. Este é, também, o tema das próximas Jornadas Mundiais da Juventude que decorrem em Madrid, em agosto de 2011. O próximo festival da canção mensagem já está marcado e irá decorrer a 7 e 8 de Dezembro de 2012.
Durante a entrega de prémios, o vogal da Comissão episcopal do Laicado e Família que acompanha a Pastoral Juvenil homenageou os jovens que vieram a Fátima fazer esta bela experiência, de convívio, alegria e partilha. Ilídio Leandro disse aos jovens, em nome dos bispos portugueses, que gostamos muito de vós e acreditamos em vós.
O também bispo de Viseu desafiou os jovens a mostrarem a sua vitalidade na Igreja. Sejam o vosso sonho desta vossa Igreja que acredita em vós, afirmou. aos jovens disse ainda que fizeram antecipar o Natal três semanas. aqui, hoje, foi Natal. O Natal é esta maravilha do encontro com a realidade. E depois de uma tarde de música e de fé têm que cruzar com este sonho que é o advento com Jesus Cristo.