O objectivo é ajudar os Índios na promoção de um desenvolvimento sustentado. a formação de líderes, pessoas que sirvam a comunidade, é fundamental
O objectivo é ajudar os Índios na promoção de um desenvolvimento sustentado. a formação de líderes, pessoas que sirvam a comunidade, é fundamentalUm dos Presentes Solidários 2010 reverte para os índios de Roraima, da Raposa Serra do Sol, a norte do Brasil. a ajuda monetária destina-se à construção de casas de formação de líderes que promovam um desenvolvimento sustentado. Responsáveis que são eleitos pelos índios e cuja função é servir a comunidade. Desde o início da campanha foram angariados 41 presentes para esta causa que conta com o apoio dos Missionários da Consolata a trabalhar no local. O preço do presente é 12 euros.
a formação de líderes é realmente importante na medida em que valoriza a identidade cultural das comunidades indígenas. Nos anos 1960, os missionários compreenderam que o maior desafio era formar catequistas, professores, enfermeiros e líderes para que as comunidades fossem autónomas e conservassem os elementos positivos da sua cultura, explica Eduardo Frazão. Por este motivo, foram perseguidos por grandes proprietários que entendiam que o lugar do padre era no altar e na sacristia e os índios deviam permanecer mão-de-obra barata, recorda o missionário que viveu muitos anos entre os índios.
Uma das maiores dificuldades destes povos é, precisamente, preservar a identidade cultural. Muitos índios deixam as suas comunidades para partir para as grandes cidades. Perdem com isso uma boa parte da sua cultura. Há também a pressão externa de uma série de preconceitos que desvalorizam a cultura indígena. O sacerdote muito aprendeu com os índios. Uma das lições que nos dão é o respeito pela natureza que eles chamam Mãe-terra: Ela deve ser respeitada senão vinga-se e nós morreremos, lembra. Outro ensinamento que contrasta com os hábitos europeus: Os índios não dizem eu, mas nós e portanto fazem lembrar as primeiras comunidades cristãs. Contentam-se com o necessário e não usam coisas supérfluas.