«Façamos do advento uma caminhada de esperança e optimismo, de vivência verdadeiramente cristã, de partilha solidária, de mudança de mentalidade, sabendo apontar a todos a pessoa de Jesus Cristo»
«Façamos do advento uma caminhada de esperança e optimismo, de vivência verdadeiramente cristã, de partilha solidária, de mudança de mentalidade, sabendo apontar a todos a pessoa de Jesus Cristo»Na mensagem para este Natal, o bispo da diocese de Portalegre – Castelo Branco assinala que os tempos que vivemos são sombrios. Os próximos, segundo os entendidos, não serão melhores porque o desemprego vai continuar a subir e durar.
O número de pessoas a pedir ajuda tem vindo a aumentar. a Cáritas diocesana acolheu 5. 415 pessoas no atendimento social, tendo disponibilizado alimentos, vestuário, electrodomésticos, mobiliário, dinheiro e tickets restaurante. além disso, a organização católica encaminhou projectos de criação de emprego financiados pelo Micro crédito e pela associação Cristã de Empresários e Gestores.
Tudo isto implica uma profunda reflexão para agir e ajudar a ser e a viver com dignidade, diz antonino Dias.
aos fiéis lembra que nada se consegue de costas voltadas e pede às instituições, movimentos e obras diocesanas que ajudem a organizar o serviço da caridade. Porque perante tantas necessidades e os parcos recursos existentes, estes têm de ser geridos em conformidade e consciência, assinala o prelado.
a solidariedade para com os mais carenciados não dispensa a luta e o apelo à iniciativa geradora de trabalho. Isto é, não permite que aquele que não tem trabalho deixe cair os braços e não se mexa à procura do mesmo ou o rejeite quando ele lhe bate à porta, salienta o bispo diocesano.