Jornadas, conferências, congressos, exposições, espectáculos e concertos são algumas das iniciativas que o Santuário de Fátima vai promover no âmbito das comemorações do centenário das aparições de 1917
Jornadas, conferências, congressos, exposições, espectáculos e concertos são algumas das iniciativas que o Santuário de Fátima vai promover no âmbito das comemorações do centenário das aparições de 1917 a partir das Memórias da irmã Lúcia, uma equipa trabalhou num itinerário que liga os temas significativos da Mensagem de Fátima. O programa foi apresentado na tarde de 1 de Dezembro numa sessão que foi animada pelo Schola Cantorum, e o Coro do Santuário de Fátima. Uma iniciativa que juntou o cardeal patriarca de Lisboa, José Policarpo e o teólogo João Duque na apresentação do programa do centenário.
a partir de uma frase inspiradora, a frase do anjo, nas aparições de 1916: Meu Deus eu creio… , a equipa formulou um tema geral, neste ano, Santíssima Trindade… adoro-Vos profundamente. Foi definido um núcleo teológico, este ano é O Deus unitrino, um elemento catequético Rosto trinitário de Deus e uma atitude crente a desenvolver adoração. De forma a criar uma correspondência com os meses principais de peregrinação, de Maio a Outubro, cada tema geral foi desdobrado em seis unidades temáticas, propondo para cada uma delas diversos conteúdos específicos.
Os diversos elementos deste itinerário de reflexão visam salientar a importância das aparições de Fátima para a Igreja e para o mundo e divulgar a Mensagem de Fátima, a nível nacional e internacional. Outro dos objectivos é contribuir para o aprofundamento teológico da Mensagem de Fátima e divulgar formas concretas de vivência da espiritualidade de Fátima, ajudando a dinamizar espiritualmente todos os devotos e peregrinos.
Também para isso foi criado um site do centenário. ali se podem encontram textos e reflexões, bem como outro material, como as várias actividades. Na primeira página encontra-se um vídeo de boas vindas do bispo diocesano. Já em português, deverá estar disponível em 7 línguas.
a primeira das conferências de Inverno, subordinada ao tema deste ano pastoral, decorre a 12 de Dezembro, às 16h, na basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Será subordinada ao tema a centralidade de Deus na vida cristã. Interpelações à consciência crente e à missão da Igreja e será orador José Eduardo Borges de Pinho. a entrada é livre.