agências humanitárias no país pedem pelo menos 53 milhões de dólares para responder às necessidades das 260 mil pessoas afectadas
agências humanitárias no país pedem pelo menos 53 milhões de dólares para responder às necessidades das 260 mil pessoas afectadasMais de um mês depois da passagem do ciclone Giri pela Birmânia, as Nações Unidas mantêm a sua atenção centrada na ajuda às mais de 260 mil pessoas que se estima tenham sido afectadas pela tempestade. E insistiram em novo apelo: as agências humanitárias no país pedem pelo menos 53 milhões de dólares (cerca de 40,6 milhões de euros) para responder às necessidades das vítimas.
O ciclone deixou pelo menos 45 pessoas mortas ou desaparecidas e quase 102 mil pessoas permanecem desabrigadas, de acordo com o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação dos assuntos Humanitários (OCHa). O Giri atingiu a costa ocidental do país do sudeste asiático, destruindo milhares de casas, infraestruturas e quintas, nomeadamente cerca de 17. 500 hectares de terras agrícolas e cerca de 50. 000 hectares de viveiros de aquacultura, que também ficaram destruídos.
a tempestade arrastou estradas e pontes, deixando algumas zonas da área afectada apenas acessível por barco, informou esta quarta-feira o OCHa, numa informação actualizada sobre a tragédia.