Segundo tomo do quinto volume da Documentação Crí­tica de Fátima foi apresentado durante o lançamento do programa de comemoração do centenário das aparições
Segundo tomo do quinto volume da Documentação Crí­tica de Fátima foi apresentado durante o lançamento do programa de comemoração do centenário das apariçõesDeste tomo, que edita 350 documentos referentes ao primeiro semestre de 1929, fazem parte 57 cartas, oito documentos oficiais, duas notas e 283 artigos e correspondência em publicações periódicas. Os temas que sobressaem na documentação agora publicada referem-se à história de Fátima, à polémica em volta dos acontecimentos e do Santuário. Há referências particulares à devoção reparadora do Imaculado Coração de Maria (cinco primeiros sábados). O processo canónico diocesano decorria e só viria a ser concluído em abril de 1930.
Durante o período relatado no livro, continua a expansão de Fátima pelo mundo, assinalou o director do Centro de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima. Luciano Cristino lembrou que, logo no início de 1929, dá-se um acontecimento que reavivou a difusão extraordinária de Fátima, em Portugal e no mundo. Tratou-se da distribuição de pagelas aos alunos do Colégio português de Roma, pelo papa Pio XI , com a imagem de Nossa Senhora de Fátima.
É a partir desta altura que se define o modelo das celebrações e se multiplicam as peregrinações ao Santuário. O mesmo acontece com o culto a Nossa Senhora de Fátima, com a entronização de imagens e até com o surgir de pequenos templos. Na Cova da Iria continuam os projectos de urbanização e empreendem-se diversas obras, realçou Luciano Cristino.
Mas, o progresso ligado a Fátima não se fica por aqui. Procura-se melhorar a rede de estradas e projecta-se uma linha-férrea para unir Tomar a Nazaré, passando por Fátima. a linha férrea chegou, com passagem por Chão de Maçãs, sendo a estação denominada de Fátima. além disso, começa a pensar-se na criação de um campo de aviação e fala-se, com frequência, da futura cidade de Fátima, lembrou o responsável. O estatuto de cidade chegou em 1997.