Doença afectava 42 mil pessoas em Portugal, em 2009.organização Mundial de Saúde estima que haja 33. 4 milhões de pessoas infectadas com o VIH por todo o mundo
Doença afectava 42 mil pessoas em Portugal, em 2009.organização Mundial de Saúde estima que haja 33. 4 milhões de pessoas infectadas com o VIH por todo o mundoO lema escolhido para assinalar a efeméride em 2010, está relacionado com os direitos humanos. as organizações no terreno dizem que muitas vezes estes direitos são esquecidos. Esta doença tem um estigma e uma discriminação muito mais sentida do que qualquer outra, salienta a presidente da Liga Portuguesa Contra a Sida.
a crise trouxe mais outra preocupação para estes doentes. Eugénia Saraiva disse à Lusa estar preocupada com a situação dos doentes e familiares que recebem apoio. actualmente há 22. 500 pessoas em tratamento nos hospitais portugueses. O atendimento destas pessoas é financiado pela Coordenação Nacional para a Infecção VIH/Sida, cujo contrato termina a 31 de Dezembro de 2011. Depois disso eu não sei o que vai acontecer, disse.
Também a presidente da associação abraço manifestou a sua preocupação com os reflexos da crise no tratamento dos doentes. alguns médicos estão a atrasar as terapias das pessoas e isso é assustador. Tenho medo que os hospitais, para baixarem custos, tomem essa atitude, afirma Margarida Martins.
O coordenador nacional para a infecção do VIH/Sida já garantiu que o que estava previsto ser financiado continua. Não se tocou em um cêntimo. E anunciou que as verbas são as mesmas, para o próximo ano. É preciso manter a pressão, o cuidado e a vigilância a todos os níveis e saber se as medidas que se aplicam são aquelas que são necessárias e as mais eficazes, disse.
Na véspera do Dia mundial de luta contra a Sida, o comissário europeu para a Saúde, John Dalli defendeu que o diagnóstico precoce é vital para o tratamento precoce e para o aumento da esperança de vida. Estima-se que um terço das pessoas infectadas com o VIH na Europa desconhecem o seu estado.
Há mais de um quarto de século que o VIH e a Sida causam grande sofrimento às pessoas e comunidades de todo o mundo. a despistagem é um importante primeiro passo para combater o vírus. agora é o momento de dar um novo impulso a esta luta e reforçar o nosso empenho em combater esta terrível doença, frisou John Dalli.
Na política de combate à Sida, à escala global, o comissário europeu para o Desenvolvimento, andris Piebalgs anunciou recentemente um aumento de 10 por cento nas contribuições para o Fundo Mundial de luta contra o VIH/SIDa, a tuberculose e o paludismo. Sem uma população saudável, é impossível obter, nos países em desenvolvimento, um crescimento inclusivo e sustentável que permita atingir os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. Para o responsável, a Sida continua a ser uma das doenças mais mortais, pelo que temos de intensificar os nossos esforços no sentido de impedir a propagação do vírus.