Comemoração dos cinquenta anos do primeiro cursilho de Portugal termina com a grande peregrinação dos cursistas a Fátima, a 3 e 4 de Dezembro
Comemoração dos cinquenta anos do primeiro cursilho de Portugal termina com a grande peregrinação dos cursistas a Fátima, a 3 e 4 de DezembroDe 1 a 4 de Dezembro, em simultâneo, decorrem dois Cursilhos em simultâneo: um de homens e outro de senhoras. O grande festejo do cinquentenário da chegada dos Cursilhos a Portugal decorre a 3 e 4 de Dezembro com a peregrinação nacional a Fátima.
No sábado, dia 4 o programa tem início às 9h30, com a partilha de testemunhos de cursistas. Pelas 14h30, o núncio apostólico em Portugal, Rino Passigato celebra a Eucaristia na Igreja da Santíssima Trindade, após a qual, decorrerá o encerramento das celebrações, feito pelo presidente da Comissão Episcopal do Laicado, antónio Carrilho.
Recentemente, a Conferência Episcopal Portuguesa publicou uma nota pastoral a propósito destas bodas de ouro. Nas últimas décadas, ao lado da programação nacional da catequese paroquial e depois da acção Católica, o Movimento dos Cursos de Cristandade foi actividade apostólica de grande êxito na Igreja no nosso país, assinalam os bispos no documento.
Passados 50 anos, o mundo mudou e a Igreja enfrenta novos problemas. O laicismo, a indiferença religiosa, o ateísmo militante, a proliferação das seitas, a multiplicação de agentes e meios de influência que activam uma nova cultura contrária ao Evangelho, o clima propício, num mundo plural, às mais diversas opções religiosas, políticas e morais, tudo isto denuncia uma situação que se foi tornando premente e que atinge a todos: cristãos e comunidades, mormente quando se vive uma fé rotineira, pouco esclarecida e apostolicamente anémica, assinalam os prelados.
Daí a urgência em reavivar as escolas e outros meios para que sejam espaço de formação actualizada e geradora de empenho missionário, desafiam. O primeiro Cursilho de Cristandade em Portugal, teve lugar em Fátima, em Novembro de 1960. No encerramento, o bispo de Leiria afirmou: Obra que nasce em Fátima não morre… . De Colores é o lema que une desde há 50 anos milhares de cursistas.