Decorre até 10 de Dezembro um importante encontro sobre o clima no México. líderes políticos e de organizações socais advertem para possível fracasso
Decorre até 10 de Dezembro um importante encontro sobre o clima no México. líderes políticos e de organizações socais advertem para possível fracassoTeve início, ontem, 29 de Novembro a COP 16, Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre alterações do Clima, em Cancún, no México. Uma oportunidade histórica para passar do discurso às acções na luta contra os problemas do clima, considera a embaixadora e secretária de Relações Exteriores do México. Patrícia Espinosa Cantellano afirmou que perante a conjuntura actual, é preciso forjar compromissos concretos, verificáveis e viáveis. advertiu ainda que é a credibilidade dos organismos internacionais que está em jogo durante encontro.
Organizações sociais acreditam que na COP16 se possa repetir o fracasso do encontro em Copenhaga. Para alberto Gómez, integrante da coordenação internacional da Via Campesina, a COP 16 será um fracasso que afectará o futuro da humanidade. Favorece estratégias que permitem às grandes empresas de lucrar com a crise climática: Já podemos dizer que, no processo de negociações rumo à Cancún, impuseram-se os interesses das transnacionais e virá um forte impulso para um esquema financeiro que obrigue os países a entrar num ajuste climático mercantilista, afirmou, citado pela agência adital.
O presidente da Bolívia alertou para a necessidade de haver um envolvimento igual de governos e organizações sociais. Evo Morales lamentou ainda: Os países ricos retiraram dos documentos de trabalho as ambiciosas propostas de uma conferência mundial de movimentos sociais, realizada em abril passado na Bolívia, em benefício de projectos que levaram ao fracasso a prévia cúpula climática de Copenhague.