Desde o início da campanha, o presente solidário para Moçambique verifica uma grande adesão em relação a outros. é a vida de várias centenas de crianças que está em causa
Desde o início da campanha, o presente solidário para Moçambique verifica uma grande adesão em relação a outros. é a vida de várias centenas de crianças que está em causa a Campanha Presentes Solidários decorre há cerca de um mês e já foram angariados mais de 700 presentes para oito países. Moçambique continua a liderar o barómetro com uma larga vantagem sobre os outros. Conta já com 325 maletas de medicamentos para as crianças de Mecanhelas. Segue-se a Guiné-Bissau com 150 presentes: manuais escolares para escolas locais. Os restantes países são angola, Portugal, São Tomé e Príncipe, Brasil, Cabo-Verde e Timor-leste.
Recorda-se que, em Moçambique, a ajuda reverte para o Centro Nutricional e Infantário P. ariel. Uma instituição dedicada ao missionário da Consolata, com o mesmo nome, assassinado perto de Mecanhelas, em 1991. O centro é uma resposta concreta dos Missionários da Consolata à realidade cruel de milhares de crianças que morrem todos os anos por falta de assistência médica e alimentar nos primeiros anos de vida, explica Simão Pedro. a população de Mecanhelas ainda não beneficia de um hospital. Conta apenas com 10 centros de saúde.
O missionário da Consolata conhece bem a realidade da região, onde viveu vários anos. Sobre o centro conta: Tendo iniciado no tempo da guerra como uma resposta a uma necessidade iminente, o actual centro foi renovado e alargado em Janeiro de 2002. O Infantário acolhe crianças, na sua maioria órfãos recém-nascidos e outras crianças com grave deficit alimentar por causa da malária, parasitas e falta de cuidados essenciais.