Natal é família, paz e amor. Mas, para muitos, não o é. Em particular para os habitantes da Terra Santa, as celebrações de Natal em Israel e na Palestina ocorrem num clima muito difícil e instável
Natal é família, paz e amor. Mas, para muitos, não o é. Em particular para os habitantes da Terra Santa, as celebrações de Natal em Israel e na Palestina ocorrem num clima muito difícil e instável a esperança continua a ser uma palavra-chave na vida dos cidadãos de Belém, o lugar do nascimento de Jesus Cristo, cidade de paz, salienta a Pax Christi, um movimento católico internacional para a paz, presente em Portugal. Nos últimos meses os representantes dos governos de ambos os lados comprometeram-se com novas conversações de paz. O caminho a percorrer é longo e pedregoso, mas não intransponível, adianta a organização.
a Pax Christi Portugal convida a enviar por e-mail, mensagens e orações de advento e de Natal pela justiça e pela paz. Sugestões para acções não-violentas serão também recebidas de braços abertos, explica. Para o movimento não importa quão pequeno este gesto possa parecer porque o envio de uma mensagem dá um sinal de esperança a quem se encontra na região onde Jesus nasceu.
Transmite apoio e certeza de que não devem desistir e que a paz é possível, além de quebrar o isolamento. E oferece às pessoas uma sensação de conforto e de amor no tempo de advento e de Natal. Tudo começou em 2000, com o envio de mensagens de Natal a amigos que se encontravam em Belém.
as sugestões, mensagens e orações serão usadas como mensagens pessoais, como material pedagógico (nas escolas) e em celebrações inter-religiosas. a iniciativa é apoiada localmente por cinco organizações e internacionalmente por seis. Entre essas entidades encontra-se o Instituto Árabe Educativo (arab Educational Institute).
as mensagens e orações de Natal pela paz devem ser enviadas antes de 25 de Dezembro de 2010 (Natal Ocidental) e 7 de Janeiro de 2011 (Natal Oriental). apesar de o inglês ser a língua de preferência, podem enviar mensagens e orações na sua própria língua.