a solidariedade dos portugueses bateu recordes. Na campanha do Banco alimentar contra a Fome do último fim-de-semana foram recolhidas 3. 265 toneladas de bens alimentares
a solidariedade dos portugueses bateu recordes. Na campanha do Banco alimentar contra a Fome do último fim-de-semana foram recolhidas 3. 265 toneladas de bens alimentaresSão mais 775 toneladas do que no ano passado, disse hoje à Lusa a presidente do Banco alimentar, Isabel Jonet. Na campanha de 27 e 28 de Novembro foram conseguidos mais 30 por cento de produtos, do que na campanha de 2009. Estiveram envolvidos nesta operação de solidariedade mais de 30 mil voluntários. a campanha deste ano constitui em termos de dimensão uma operação de voluntariado sem qualquer paralelo em Portugal.
a quantidade de bens alimentares recolhidos e que começam a ser distribuídos já esta segunda-feira, constitui um recorde absoluto desde que estas campanhas de recolha se efectuam em Portugal, adianta o Banco alimentar. a recolha foi efectuada em 1. 147 hipermercados e supermercados de norte a sul do país. Os bens vão ser distribuídos por 1. 800 instituições de solidariedade social que posteriormente os entregarão às famílias.
Com os bens recolhidos na campanha efectuada em Maio de 2010, foram apoiadas mais de 280 mil pessoas comprovadamente carenciadas. Entre Janeiro e Junho foram recolhidas pelos 17 Bancos em actividade mais de 11 mil toneladas de alimentos.
Mas a pobreza está a aumentar em Portugal e já há pessoas em lista de espera para serem apoiadas, segundo informou Isabel Jonet. O país tem dois milhões de pessoas a viver abaixo do limiar da pobreza, ou seja, com pouco mais de 4 euros por dia. Pessoas que precisam de ser apoiadas para sobreviver. as zonas com maior número de pessoas apoiadas são o Porto (com 73. 137 carenciados a receber apoio alimentar), Lisboa (72. 155), aveiro (30. 000) e Setúbal (33. 600).
até 5 de Dezembro pode ainda contribuir para esta causa com a compra de um vale, que corresponde a um ou a vários produtos, na caixa de um hipermercado ou supermercado. Também na rede de lojas Payshop, 3. 800 espaços espalhadas por todo o país, é possível contribuir para esta campanha, fazendo uma doação em dinheiro que será convertida em leite.