a proposta do Secretariado diocesano da Catequese para este advento é viver «O fogo da caridade» e enquadra-se no tema pastoral que a diocese de Leiria-Fátima vive
a proposta do Secretariado diocesano da Catequese para este advento é viver «O fogo da caridade» e enquadra-se no tema pastoral que a diocese de Leiria-Fátima viveO Natal é a grande festa da família. E é em família que os catequizandos são convidados a viver este tempo de advento na preparação do acolhimento de Jesus que vem, adianta o Secretariado da Catequese. a campanha de advento da diocese de Leiria-Fátima é voltada, essencialmente para as famílias, tendo como sinal visível da caminhada a Coroa de advento.
Cada domingo é acesa uma vela e elas simbolizam o fogo da caridade que cresce nos pensamentos, nas palavras, nas acções e nas atitudes, explica o Secretariado. No tempo que decorre até ao nascimento do Deus Menino, é também um tempo oportuno para crescer no espírito de partilha e na consciência missionária.
Por isso, paralelamente à campanha, é sugerido que cada criança tenha um mealheiro missionário. São convidas a partilhar com outras crianças, neste caso do Gungo, diocese do Sumbe, em angola, onde está um grupo de missionários da nossa diocese de Leiria-Fátima. O fruto da partilha de cada criança será recolhido na comunidade, no dia da Epifania, dia da Infância Missionária, e depois entregue ao Serviço de animação Missionária da Diocese.
além da dinâmica na catequese, os mais novos e jovens têm desafios para concretizar ao longo das quatro semanas e celebração do Natal. Para apoiar a proposta da campanha de advento, O Serviço de animação Missionária preparou o filme Crianças como nós, para sensibilização missionária dos grupos de catequese.