Com grande solenidade, seis jovens foram consagrados diáconos. Estavam rodeados pelo clero do Patriarcado, seus familiares e povo das suas paróquias
Com grande solenidade, seis jovens foram consagrados diáconos. Estavam rodeados pelo clero do Patriarcado, seus familiares e povo das suas paróquiasPassava pouco das 14 e já o templo estava a ficar repleto. Às 15,30 horas, o mosteiro dos Jerónimos, acolheu uma longa procissão de entrada para a Eucaristia. acólitos, diáconos, sacerdotes, cónegos e, por fim, os seis candidatos a diáconos. Fechava o longo cortejo o cardeal patriarca, José Policarpo, precedido pelo bispo auxiliar de Lisboa, Carlos azevedo. Pelas abóbadas do mosteiro, cheio como um ovo, ecoavam as vozes do coro, cantando: Vem, Senhor Jesus!.
Uma longa e comovente cerimónia deu à Igreja seis novos diáconos para servir o povo de Deus: cinco do Patriarcado e um missionário da Consolata. O cardeal patriarca, José Policarpo impôs as mãos sobre as suas cabeças, implorando o dom do Espírito Santo, consagrando-os para o ministério do diaconado. a assembleia aplaudiu longamente este dom cheio de frescura e de entusiasmo, que se liam nos olhos dos seis jovens.
Os novos diáconos vão agora exercer o seu ministério de serviço durante um período de tempo, findo o qual serão ordenados sacerdotes. O sim que hoje depuseram nas mãos do bispo ordenante marca a sua entrega definitiva a Deus e à Igreja.como sinal desta entrega, foram efusivamente abraçados pelos membros do colégio dos sacerdotes e dos diáconos.