Perito em direitos humanos denuncia a grave e Terrí­vel situação dos católicos do Iraque em entrevista concedida ao portal católico alemão “katholisch. de”
Perito em direitos humanos denuncia a grave e Terrí­vel situação dos católicos do Iraque em entrevista concedida ao portal católico alemão “katholisch. de”Em diálogo com o arcebispo sírio-católico de Bagdad, atanase Matti Shaba Matoka, Otmar Oehring, da obra católica Missio, refere que a experiência dos reféns na catedral de Bagdad foi traumática e terrível. Recorde-se que atomada de reféns por um grupo ligado à al-Qaeda acabou em tragédia quando as forças policiais iraquianas decidiram intervir. No ataque, ocorrido no início de Novembro, morreram 58 pessoas, entre as quais, dois sacerdotes, e 75 ficaram feridas.
Os ataques aos cristãos, segundo Otmar Oehring, sucedem-se uns aos outros e multiplicam-se por razões políticas. a situação só poderá melhorar, quando houver um estado capaz de gerir efectivamente por si os próprios poderes. E acrescenta: Um estado capaz de trabalhar por todos os cidadãos e que os considere todos iguais perante a lei.
O especialista em direitos humanos, Otmar Oehring, sublinhou que é necessário ocupar-se dos refugiados iraquianos que vivem na Síria, Jordânia, Turquia e Líbano em condições de sofrimento e augurou que também possam ser recebidos no Ocidente. a propósito, recordou que já em 2008 a União Europeia tinha recomendado o acolhimento de 10 mil refugiados. até ao momento só a alemanha abrigou 2. 500, enquanto outros países se recusaram a fazê-lo.
a tendência para os cristãos iraquianos abandonarem a sua terra natal é cada vez maior, devido à insegurança e ao perigo de vida que os espreita a cada momento. De 900 mil que eram nos tempos do ditador muçulmano sunita Saddam Hussein, actualmente os cristãos andam à volta dos 600 mil.