Muitos jovens trocam as férias por uma experiência de missão. Em 2010 partiram mais de 300. Mas, há quem todas as semanas dê um pouco de si aos outros em acções de voluntariado
Muitos jovens trocam as férias por uma experiência de missão. Em 2010 partiram mais de 300. Mas, há quem todas as semanas dê um pouco de si aos outros em acções de voluntariado a acção voluntária, desenvolvida a título individual ou, preferencialmente, enquadrada por uma associação promotora de Voluntariado, a favor de uma causa ou de um projecto, sem fins lucrativos, é um dos motores do desenvolvimento do tecido social português, adianta a organização do Congresso de voluntariado, a a Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV).
Um dos objectivos do primeiro congresso de voluntariado é lançar o ano europeu do voluntariado, definido pelas Nações Unidas para 2011. Pretende-se conhecer melhor o voluntariado e as suas áreas de intervenção em Portugal. Os trabalhos decorrem a 4 e 5 de Dezembro, no Centro Ismaili, em Lisboa e são subordinados ao tema Voluntariado, força de mudança.
a iniciativa, a primeira que se realiza em Portugal, deste género, visa ainda contribuir para a capacitação dos voluntários e suas organizações e adoptar orientações e recomendações para o futuro. Neste congresso, a CPV procura envolver as entidades (privadas e públicas) e os cidadãos a título individual que se identifiquem com a causa gratuita do serviço ao próximo’. Os trabalhos destinam-se a organizações ligadas ao voluntariado, organizações ou instituições estatais e cidadãos individuais interessados.
além das conferências, haverá um espaço de exposições bem como um jantar e espectáculo multicultural a 4 de Dezembro. O custo de inscrição é de 25 euros. Mais informações, como o programa e inscrições, aqui.