a mina de carvão Pike River é palco de uma segunda tragédia nacional. Nova explosão de gás, ocorrida ontem, acaba com a esperança de resgatar os mineiros
a mina de carvão Pike River é palco de uma segunda tragédia nacional. Nova explosão de gás, ocorrida ontem, acaba com a esperança de resgatar os mineirosautoridades já confirmaram a morte dos 29 mineiros presos há seis dias na galeria de numa mina depois de uma explosão de gás metano. Uma segunda explosão de substâncias tóxicas acabou com qualquer esperança de encontrar sobreviventes. O primeiro-ministro, John Key, falou em tragédia nacional e declarou que a nação está de luto.
a libertação de gases tóxicos prejudicou as operações de resgate, impedindo a entrada na mina. Familiares revoltados e em estado de choque tentaram agredir as autoridades. Os mineiros tinham idades compreendidas entre os 17 e 62 anos. Trata-se do segundo incidente na mina de carvão, Pike River. Em 1896, outra explosão matou 65 trabalhadores. O incidente foi tido como o pior desastre na história da mineração neozelandesa. Tambémna mina Strongman morreram 19 mineiros, em 1967.