Grupo Economia e Sociedade da Comissão Nacional Justiça e Paz está a promover uma petição com este propósito
Grupo Economia e Sociedade da Comissão Nacional Justiça e Paz está a promover uma petição com este propósitoContra o pensamento neoliberal dominante, um conjunto de economistas defende uma nova economia, que abra caminho a um indispensável processo de mudanças estruturais de que o País carece para alcançar um desenvolvimento humano e sustentável a prazo. Quem assim o defende é o Grupo Economia e Sociedade da Comissão Nacional Justiça e Paz que, juntamente com um número significativo de professores e investigadores da área da economia e das ciências sociais, está a promover uma petição a este propósito.
O texto começa por afirmar que as medidas adoptadas têm carácter recessivo e mesmo que no curto prazo, permitissem conter a especulação financeira sobre a dívida externa e as necessidades de financiamento do Estado e da economia portuguesa, essa política não garantirá o referido processo de mudanças estruturais.
Por isso, antes de serem enumeradas propostas para essa outra economia, estes economistas – que também têm a responsabilidade de contribuir para encontrar respostas para os desafios da transição – defendem que é necessária e urgente uma mudança profunda no paradigma da economia nacional, mas também europeia e mundial.
Mas a constatação da necessidade de mudança é feita pela análise da situação actual: a crise tem carácter sistémico e dimensão global, com contornos específicos na Zona Euro, traduzindo-se em maior pobreza, desemprego, crescentes desigualdades de riqueza e rendimento, baixa propensão ao investimento e fraco dinamismo da produção. O texto da petição pode ser lido na íntegra e, eventualmente, assinado aqui.