Candidatos presidenciais mais fracos pedem que seja marcada uma nova data para as eleições gerais por causa da epidemia. ajuda humanitária é bastante insuficiente
Candidatos presidenciais mais fracos pedem que seja marcada uma nova data para as eleições gerais por causa da epidemia. ajuda humanitária é bastante insuficienteJá falta menos de uma semana para as eleições gerais no Haiti. Cerca de 4,7 milhões de cidadãos são chamados a escolher o sucessor do actual presidente, René Préval, e eleger 11 senadores e 99 deputados. No passado domingo, inúmeras pessoas formavam filas, na zona da capital, para obter o documento que lhes permite devotar. Perante a evolução da epidemia de cólera, alguns candidatos à presidência requerem o adiamento do escrutínio, adianta o jornal local, Le Nouvelliste.
Pedimos às autoridades para adiar a data das eleições, estabelecer e publicar um plano de luta contra a epidemia de cólera que ameaça a vida de todos os haitianos, apelam quatro dos candidatos, entre os mais mal classificados nas sondagens. Uma posição não partilhada pelo favorito, Charles-Henri Baker, que afirma: Quanto mais depressa tirarmos este governo, mais depressa poderemos tomar medidas contra a epidemia.
O surto de cólera, que já fez um milhar de mortos, continua a expandir-se de forma preocupante. Por sua vez, a ajuda internacional é bastante insuficiente para atender às necessidades. Recebemos até agora menos de 10 por cento do que necessitamos, garante o coordenador humanitário das Nações Unidas, no Haiti. Falta material básico, médicos, enfermeiras e tendas, entre outros, adverte Nigel Fischer.