Há medidas a aplicar em vários sectores da saúde que podem tornar o financiamento mais eficaz. a aposta nos genéricos é um deles, lembra a OMS
Há medidas a aplicar em vários sectores da saúde que podem tornar o financiamento mais eficaz. a aposta nos genéricos é um deles, lembra a OMSNinguém deveria ficar na ruína por recorrer a cuidados de saúde de que precisa, afirma Margaret Chan, director da Organização Mundial da Saúde (OMS). No último relatório, a entidade insta todos os países a reforçar o financiamento dos serviços de saúde. Deixa algumas recomendações para que os fundosno sector sejam gastos com mais equidade e mais eficácia. a comunidade internacional desempenha um papel fundamental para que isso aconteça, lembra.
Gastando o dinheiro de uma forma inteligente, a cobertura sanitária a nível mundial poderia crescer de 20 a 40 por cento. Há esforços a desenvolver em vários sectores. a começar pela compra de medicamentos: a aposta nos genéricos em França possibilitou uma poupança significativa, em 2008. a organização aponta ainda para os cuidados hospitalares querepresentammetade ou mais dos gastos com a saúde.
Em todo o planeta, os governos batalham para financiar os serviços da saúde. O envelhecimento da população, o aumento do número de pessoas a sofrer de doenças crónicas e os tratamentos mais caros aumentam os custos. até os países onde os serviços de saúde eram tradicionalmente acessíveis têm dificuldade em responder às necessidades. a saúde remete, a cada ano, 100 milhões de pessoas para a pobreza, segundo a OMS.