alunos e professores do Chapitô vão animar a Sopa dos pobres, em Lisboa, todos os meses, até Julho de 2011
alunos e professores do Chapitô vão animar a Sopa dos pobres, em Lisboa, todos os meses, até Julho de 2011No Centro de apoio Social dos anjos (CaSa), em Lisboa, mais conhecido como a Sopa dos pobres são servidos diariamente 193 almoços e 157 jantares. Uma média de 350 refeições diárias, cerca de 127 mil refeições por ano. Quem ali almoça ou janta são, na sua maioria homens, doentes mentais, alcoólicos e toxicodependentes.
a partir do próximo mês e até Julho do próximo ano, nesta casa, há acções do Chapitô que envolvem alunos e professores da escola de artes circense. O objectivo é demonstrar que a animação cultural não é só entretenimento, mas que serve também a integração social dos que mais precisam.
O protocolo, assinado entre o Chapitô e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, inclui outros oito locais de acção social. Por seu lado, a Santa Casa da Misericórdia permitirá a utilização da unidade de saúde da Encosta do Castelo aos alunos mais carenciados do Chapitô. O Chapitô tem como objectivo principal a integração de jovens em situação de risco e vulnerabilidade social através das artes. O seu trabalho, efectuado desde há 25 anos, a partir de um sonho de Teresa Ricou, funciona numa lógica de articulação entre as três áreas do projecto: social, cultural e formação.