Missal Quotidiano, Dominical e Ferial é apresentado esta segunda-feira, em Fátima. a edição é da Paulus
Missal Quotidiano, Dominical e Ferial é apresentado esta segunda-feira, em Fátima. a edição é da PaulusNum só volume estão reunidos todos os textos litúrgicos: dominicais e feriais. apresenta-se num formato de bolso, acessível para todos e prático no seu manuseamento. Para cada tempo litúrgico existe uma introdução; a liturgia dominical é acompanhada por comentários e reflexões e apresenta também todos os textos relacionados com a vida e obra dos santos, adianta a editora.
Na apresentação, o cardeal patriarca de Lisboa considera que tornar o Missal acessível constitui elemento decisivo da pedagogia da Igreja. a Eucaristia é o centro da vida cristã, recorda José Policarpo, e a proclamação do Evangelho é o momento privilegiado para captar a actualidade da Palavra de Deus, enquanto mensagem dirigida por Deus à Sua Igreja, em cada momento que passa, salienta o cardeal.
O livro oficial da liturgia da Igreja, proporciona aos cristãos a vivência de várias dimensões essenciais e constitutivas da fé da Igreja: a unidade do louvor; a actualidade da Palavra de Deus; o acontecer da salvação. a história pessoal de salvação de cada um está a acontecer, sendo que a Palavra realiza a salvação. Na liturgia isso é mais evidente porque aprofunda, em nós, a fé, mas realiza os sacramentos, autênticos acontecimentos de salvação, explica o bispo de Lisboa.
No lançamento da obra será proferida uma conferência sobre a a importância da Palavra de Deus na liturgia, proferida pelo cónego Luís Manuel Pereira, director do departamento de liturgia do Patriarcado de Lisboa. Às 16h, na livraria da Paulus.