Tema desenvolvido por Francisco Senra, nas jornadas de reflexão sobre Jacinta Marto. aos participantes, lembrou a missão da «pastorinha dos Papas»
Tema desenvolvido por Francisco Senra, nas jornadas de reflexão sobre Jacinta Marto. aos participantes, lembrou a missão da «pastorinha dos Papas»O orador começou por fazer uma contextualização histórica do que viria a marcar o tempo das aparições de Nossa Senhoraaos pastorinhos, em Fátima. Regressou ao nascimento do Iluminismo do século XVIII, que levou ao afastamento da fé em detrimento da razão; na sua explicação focou ainda o espírito dominador de Napoleão, assim como a primeira Guerra Mundial. Períodos que marcaram a Igreja e os Papas.
aparições em Fátima
Em 1914, eclodia a Grande Guerra na Europa, no pontificado de Bento XV. E, num tempo em que era tido como ridículo afirmar-se contra a guerra, o Papa foi a única voz a fazer-se ouvir nesse sentido. Chamava-lhe de guerra inútil, mas foi ridicularizado em toda a Europa, explicou o sacerdote.
Vivia-se então num tempo de totalitarismo quando aconteceram as aparições de Nossa Senhora em Fátima, em 1917, recorda. Os pastorinhos referem-se, várias vezes, ao sofrimento do Santo Padre e fazem alusão a uma outra grande guerra que viria. Num contexto de sofrimento, entre a primeira e asegunda Guerra Mundial, está Fátima -disse Francisca Senra, aos participantes do encontro.
a missão de Jacinta
Jacinta enquadra-se no conjunto de crianças que o senhor concedeu à Igreja para ajudar Pedro no seu ministério. Um instrumento que o senhor concede para que o Papa tenha luz sobre o caminho que está a percorrer cheio de dificuldades e trevas, no século XX, afirmou. Jacinta é a pastorinha dos Papas; um dom do céu no seu sacrifício constante pelo Santo Padre.
Nossa senhora deixou a sua mensagem aos pastorinhos: instrumentos muito humildes. O Movimento da Mensagem de Fátima é herdeiro da missão dos pastorinhos. Deve portanto trazer Nossa Senhora a muita gente e levar muita gente a Nossa Senhora, finalizou o tambémprofessor doInstituto Superior de Teologia de Évora.