Há sistemáticas violações graves dos direitos das crianças no país. Secretário-geral da ONU alerta contra recrutamento de menores
Há sistemáticas violações graves dos direitos das crianças no país. Secretário-geral da ONU alerta contra recrutamento de menoresO secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, manifestou esta sexta-feira uma profunda preocupação com as sistemáticas violações graves dos direitos das crianças na Somália e pediu a todos os grupos armados na região do Corno da África para que parem imediatamente de recrutar crianças e libertem os menores que permanecem nas suas fileiras.
Estou profundamente preocupado com o assassinato e mutilação de crianças e outros civis no decurso de operações militares [e] lembro a todas as partes no conflito para as suas obrigações na garantia do respeito do direito internacional, sublinhou o secretário-geral no último relatório entregue ao Conselho de Segurança sobre crianças e conflitos armados na Somália.
Ki-moon exorta os grupos armados – como o al-Shabaab, Hizbul Islam, as milícias dos clãs e ahlu Sunna Wal Jama’a – a envidarem todos os esforços para protegerem as crianças, através do cumprimento rigoroso dos princípios de distinção e proporcionalidade na condução das hostilidades.