a partir de agora há 121 eleitores. 71 dos cardeais eleitores foram criados por João Paulo II e 50 por Bento XVI
a partir de agora há 121 eleitores. 71 dos cardeais eleitores foram criados por João Paulo II e 50 por Bento XVIMetade dos novos 20 cardeais eleitores vem da Cúria Romana. Há 15 europeus, 10 dos quais são italianos. Quatro são africanos, dois norte-americanos, dois sul-americanos e um asiático.
Um deles é Reinhard Cardeal Marx, tornar-se-á o mais novo dos cardeais da Igreja Católica, com 62 anos. Dos 121 cardeais eleitores, 25 são italianos, 13 dos Estados Unidos da américa, 6 da alemanha, cinco de Brasil, Espanha e França (cada), quatro de México e Polónia (cada).
No início das celebrações, Bento XVI lê a fórmula de criação e proclama solenemente os nomes dos novos cardeais, para os unir com um vínculo mais estreito à Sé de Pedro, tornando-se membros do clero de Roma. Depois, angelo amato discursa, em nome dos novos cardeais.
Os novos cardeais fazem a profissão de fé e o juramento de fidelidade e obediência ao Papa e seus sucessores, a Cristo e o seu Evangelho. aproximam-se do Papa e recebem o barrete cardinalício. a cada cardeal, o Pontífice atribui uma igreja de Roma (título ou diaconia).
No domingo, o Santo Padre entrega a cada um o anel cardinalício como sinal de dignidade, solicitude pastoral e de mais robusta comunhão com a Sé de Pedro, para que se reforce o amor à Igreja, durante a Eucaristia, na solenidade de Cristo-Rei do Universo. Na segunda-feira, o bispo de Roma recebe, em audiência, os novos cardeais, com os familiares e amigos vindos a Roma para o Consistório.