O Santo Padre deu graças a Deus pelos frutos colhidos e instou os presentes a manter o empenho apesar das dificuldades existentes no caminho ecuménico
O Santo Padre deu graças a Deus pelos frutos colhidos e instou os presentes a manter o empenho apesar das dificuldades existentes no caminho ecuménico a unidade dos cristãos habita na oração, é um tomar parte na unidade divina. a unidade, não a fazemos nós, é Deus que a faz, declarou Bento XVI, aos participantes na assembleia plenária do Conselho Pontifício para a promoção da Unidade dos Cristãos. a instituição completou esta semana os 50 anos da sua criação. O Santo Padre agradeceu a todos os que se empenharam com a realização de diálogos teológicos e encontros ecuménicos.
São cinquenta anos em que se adquiriu um conhecimento mais verdadeiro e uma maior estima para com as Igrejas e as comunidades eclesiais, superando preconceitos sedimentados pela história, afirmou. Desenvolveram-se várias formas de colaboração, sendo algumas delas a defesa da vida, a preservação da criação e a luta contra as injustiças. Mas, foi especialmente importante e frutuosa a colaboração no campo das traduções ecuménicas da Sagrada Escritura, disse, segundo a Rádio Vaticano.
O Papa deu graças pelos frutos colhidos e encorajou os presentes a prosseguirem caminho apesar das dificuldades. Novos desafios se apresentam: as novas interpretações antropológicas e éticas, a formação ecuménica das novas gerações, a ulterior fragmentação do cenário ecuménico. Em jeito de conclusão, pediu mais atenção para captar os sinais e os tempos do Senhor, sabendo reconhecer com gratidão o que já nos une e trabalhando para que se consolide e cresça.