150 cardeais de todo o mundo discutem os casos de abusos sexuais, com o Papa. a situação da liberdade religiosa no mundo e a abertura da Igreja Católica aos anglicanos são também temas
150 cardeais de todo o mundo discutem os casos de abusos sexuais, com o Papa. a situação da liberdade religiosa no mundo e a abertura da Igreja Católica aos anglicanos são também temasO cardeal mexicano Javier Lozano Barragán, um dos que participam nos trabalhos admitiu que está cansado de falar sobre o tema. Estou por aqui, confessou o presidente emérito do Conselho Pontifício para a Saúde, apontando para a cabeça. Esta é a primeira reunião, deste nível, desde a publicação, há um ano na Irlanda, de um relatório de abusos sexuais praticados por homens do clero.
além desta temática, um outro assunto importante esteve na ordem do dia. Trata-se da liberdade religiosa. De acordo com fontes do Vaticano, o encontro começou com algumas palavras de Bento XVI seguidas do discurso do cardeal secretário de Estado do Vaticano,sobre a situação da liberdade religiosa no mundo e os novos desafios.
Tarcísio Bertone apontou as tentativas de limitar a liberdade dos cristãos nas várias regiões do mundo. Nos países ocidentais, embora se trate de nações de tradição religiosa cristã, assiste-se a um processo de secularização, com tentativas de marginalização dos valores espirituais da vida social. O cardeal referiu-se à situação da liberdade religiosa nos países islâmicos, recordando as conclusões do sínodo dos bispos para o Médio Oriente.
Quando os bispos e cardeais defendem publicamente os valores da Igreja e se pronunciam contra o aborto e o casamento de pessoas do mesmo sexo, algumas pessoas consideram que é uma violação da liberdade religiosa, afirmou Lozan Barragán, citado pela aFP. Para o cardeal, países como México, Peru e Brasil violam a liberdade religiosa, considera o cardeal mexicano.