a candidatura «apoia-se muito» na vivência estudantil, «património imaterial» que faz desta «uma cidade única, no panorama nacional e internacional», afirma o reitor
a candidatura «apoia-se muito» na vivência estudantil, «património imaterial» que faz desta «uma cidade única, no panorama nacional e internacional», afirma o reitor a associação académica, o fado, a canção, as repúblicas de estudantes, enfim, todas as vivências de um património imaterial único são a base da candidatura entregue à Comissão Nacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Em Janeiro de 2011, a candidatura deverá ser entregue pelo governo português à UNESCO. É necessário compreender, acompanhar e preservar este património, defende Fernando Seabra Santos. Para este responsável, o facto da universidade pertencer ao grupo das primeiras de Europa é outro dos aspectos relevantes.
a candidatura da Universidade de Coimbra (UC) a Património Mundial implica intervenções que já estão a ser realizadas. Mas, não há garantias de todas as verbas. assinámos contratos de financiamento com a União Europeia, que prevêem investimentos significativos para a UC em várias áreas, e para os quais é necessária a contrapartida nacional que não está garantida , salienta o reitor.
as alterações já a ser efectuadas implicam o regresso da instituição de ensino superior à baixa da cidade. O Colégio da Graça será adaptado para sede do Centro de Estudos Sociais e do Centro de Documentação 25 de abril. Está ainda prevista a requalificação do Colégio da Trindade para instalação do Tribunal Universitário, que permitirá dar no futuro próximo uma preparação prática relacionada com as actividades do tribunal, e que fará parte da rede judiciária portuguesa . No Páteo das Escolas, está em curso uma intervenção, que inclui a requalificação das escadas de Minerva e duas intervenções, uma na Via Latina e outra na Torre.