De um lado do planeta, há crianças a morrer à fome, do outro, há animais a serem atendidos em consultórios de psiquiatria. Um fosso demasiado grande
De um lado do planeta, há crianças a morrer à fome, do outro, há animais a serem atendidos em consultórios de psiquiatria. Um fosso demasiado grandePodem dar-se vários exemplos das disparidades existentes: anéis de noivado que valem dezenas de milhares de euros ou dirigentes de empresas e atletas que ganham mais num mês que muitas famílias numa vida inteira. Feiras milionárias onde se vendem panelas com diamantes ou animais de estimação melhor tratados que inúmeras crianças são exemplos reais do que acontece nos países mais ricos.
Deus criou a terra e as suas riquezas para toda a humanidade, e não só para uma elite, seja ela qual for e onde quer que viva. E os países ricos são quase sempre responsáveis pela imensa carência de necessidades base em países pobres, afirma aventino Oliveira. O missionário da Consolata lembra um ditado estrangeiro: O peixe grande torna-se grande comendo os peixes pequenos.
E o que podem fazer os cidadãos perante tais crimes, pergunta-se. as entidades que mais responsabilidades têm neste campo são os meios de comunicação social a quem toca desmascarar estas sanguessugas da humanidade, considera. Quais são as causas da maior parte das guerras e guerrilhas? Sem um mícron de dúvida, são as injustiças. Estas geram revolta nos que as sofrem. O primeiro passo para resolver estes grandes problemas é tornarmo-nos todos conscientes da sua existência e das suas causas.
Mas, é verdade, também há ricos, indivíduos e companhias, que vivem o sentido da partilha com os mais pobres. Louvados sejam e bem hajam tais indivíduos e grupos, afirma o sacerdote. Mas, apesar dos sinais de boa vontade, o caminho a percorrer ainda é longo.