Hão-de perseguir-vos, causar a morte a alguns de vós. Sereis odiados por causa do meu nome e tereis assim ocasião de dar testemunho de mim (Lucas 21)
Hão-de perseguir-vos, causar a morte a alguns de vós. Sereis odiados por causa do meu nome e tereis assim ocasião de dar testemunho de mim (Lucas 21) a 13 de agosto os rebeldes entraram na minha igreja e levaram muitas pessoas como reféns… Enquanto vários cristãos fugiam para a floresta, sete foram apanhados, assassinados e os seus corpos crucificados em árvores… Matam os cristãos, incendeiam as suas casas e as igrejas para intimidar os outros cristãos. Estes factos não tiveram lugar nos primeiros tempos da Igreja. São acontecimentos dos nossos dias. Mais do que nunca, há hoje necessidade imensa de dar testemunho de Jesus Cristo a um mundo onde o ódio parece ter atingido picos frenéticos em tantas partes da terra. É consolante ver a atitude optimista de Deus. apesar das dificuldades, lá vem o Dia do Senhor, quando surgirá, para todos os que temem o seu nome, o sol da justiça que traz consigo a salvação e o nosso desejo de encontrar o nosso Deus (cf. 1a leitura, Malaquias 4, 1-2b). Todo aquele que verdadeiramente põe a sua confiança n’Ele, sabe que pertencer a Cristo acarreta a contradição ou mesmo a perseguição. Mesmo assim, saboreia a paz que lhe dá a consciência de que vive nas mãos do seu Senhor.
Dessa paz e dessa alegria, somos nós testemunhas. Nos dias 6 e 7 deste mês, teve lugar em Fátima a assembleia Missionária da Consolata. Nela participaram umas 250 pessoas, homens, mulheres, jovens e crianças, que sempre mais querem viver a espiritualidade do nosso fundador, o beato José allamano. É o carisma que ele deu aos seus missionários e missionárias. Conferências, testemunhos da missão, e trocas de impressões; partilha individual e colectiva do que se faz aqui e lá longe, onde se trabalha missionariamente por uma vida humana mais digna, por uma vida espiritual mais conforme aos anseios do coração de Cristo; elevações de alma e coração a Deus nas orações e nos cantares que sublimam a mente e o espírito; descrições do trabalho feito pelos nossos queridos leigos missionários em várias partes do mundo; e finalmente propostas e promessas para o futuro da missão da Família Missionária da Consolata. Todos – sacerdotes, irmãos, irmãs, leigos missionários, leigos amigos de coração e benfeitores – membros da mesma família, todos participam da mesma vocação de levar Cristo a todos os povos.
anseios e dificuldades sempre os há-de haver. afinal, a Igreja é Mãe e é na dor que ela dá à luz, como qualquer outra mãe. Mas é no delírio da alegria que ela contempla o rosto das suas criancinhas.como debaixo da terra dura, a semente morre e ressuscita para produzir frutos que dão vida à humanidade. Na solidão e na dor, o cristão contempla o florilégio da messe de Cristo na terra, anúncio do eterno celeiro de felicidade ilimitada no Céu. Cristo é luz! E é na luz que se aclaram todos os caminhos que conduzem à pátria onde se realizam todos os nossos anseios de felicidade.