Uma hidroeléctrica a ser construída na região da Volta Grande do rio Xingu ameaça a vida das populações locais. Entidades exigem a paralisação do projecto
Uma hidroeléctrica a ser construída na região da Volta Grande do rio Xingu ameaça a vida das populações locais. Entidades exigem a paralisação do projectoDezenas de organizações unem-se para defender os direitos indígenas e das populações ribeirinhas do rio Xingu. Pedem à Organização dos Estados americanos que suspenda o início das obras da hidroeléctrica de Belo Monte. a solicitação escrita deverá obter uma resposta em breve, adianta a agência adital.
O objectivo é chamar as atenções para as ilegalidades que surgiram durante o processo de licitação e para os prejuízos que as comunidades terão por causa do projecto. O documento aponta ainda para o facto de que o Brasil estar a violar tratados internacionais de direitos humanos, dos quais é signatário.
Um dos aspectos focados é a não realização de uma consulta prévia antes de dar início ao projecto. a insegurança hídrica, os efeitos nefastos sobre o meio ambiente e a saúde das populações de Xingu são outras questões a ter em conta. Existe a esperança de que a OE a se decida por medidas cautelares que suspendam a obra, tal como sucedeu em outros casos. Se a decisão for favorável, as licenças liberadas para o início das obras serão consideradas ilegais, num âmbito internacional.