Igreja portuguesa vai efectuar um recenseamento da prática dominical e um inquérito sobre as atitudes e expectativas da sociedade portuguesa face à Igreja, em 2011
Igreja portuguesa vai efectuar um recenseamento da prática dominical e um inquérito sobre as atitudes e expectativas da sociedade portuguesa face à Igreja, em 2011O objectivo é saber quantos vão à missa, quantos comungam, se há mais homens ou mulheres praticantes, que idade têm, entre outros dados. Este recenseamento da prática dominical vai ser efectuado em paralelo com o recenseamento da população que se faz habitualmente, de dez em dez anos. assim é possível comparar e usar os dados dos censos nacionais. Não faria sentido fazer censos que se cruzassem com dados desactualizados da população portuguesa, afirma o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa(CEP).
Paralelamente, a CEP vai promover um inquérito para ouvir as expectativas, as esperanças dos católicos de modo a integrar estes resultados nas respostas que a Igreja portuguesa quer dar ao abrigo do documento Repensar juntos a Igreja em Portugal.
Os bispos, ainda pensaram numa sondagem, mas optaram por um questionário que vai ser efectuado, diocese a diocese, por uma equipa da Universidade Católica Portuguesa. as questões estão a serreformuladas pelo grupo de trabalho, mas serão o mais abrangente possível, garante Jorge Ortiga. Temas como a formação, as esperanças de cada cristão e até a estrutura da Igreja constarão no inquérito.
O facto de muitos se considerarem católicos, mas não terem prática frequente, leva alguns sociólogos a considerarem ineficazes os resultados. Esta preocupação esteve presente na altura da discussão entre os bispos, garantiu o presidente da CEP. as respostas obtidas servirão para a reforma profunda que a Igreja portuguesa pretende realizar e que assenta numa pastoral orientada para a nova evangelização para uma transmissão da fé mais coerente e responsável, defende Jorge Ortiga.