Centenas de pessoas foram expulsas de angola, obrigadas a atravessarem a fronteira e submetidas a violência sexual, denunciam organizações não-governamentais
Centenas de pessoas foram expulsas de angola, obrigadas a atravessarem a fronteira e submetidas a violência sexual, denunciam organizações não-governamentaisUma investigação a relatos de centenas de pessoas expulsas de angola e que terão sido obrigadas a atravessarem a fronteira com a República Democrática do Congo (RDC) e submetidas a violência sexual, incluindo violações, pediu uma responsável humanitária da ONU.
Essas alegações de abuso devem ser investigadas com carácter de urgência, disse Valerie amos, a subsecretária-geral para os assuntos Humanitários e coordenadora da ajuda de Emergência. E todos os esforços devem ser tomados para evitar novos abusos, acrescentou.
Estima-se que sete mil pessoas chegaram à RDC nos últimos dois meses, depois de expulsos de angola, de acordo com o Gabinete das Nações Unidas para a Coordenação dos assuntos Humanitários, que observou que a ONU tomou conhecimento dos factos a 23 de Outubro, por organizações não-governamentais.