Marrocos e Frente Polisário decidiram na terceira ronda de conversas informais realizar nova ronda
Marrocos e Frente Polisário decidiram na terceira ronda de conversas informais realizar nova ronda a terceira ronda de conversas informais sobre o Sara Ocidental entre Marrocos e a Frente Polisário, sob os auspícios das Nações Unidas, terminou com as duas partes a concordarem apenas em prosseguir os seus trabalhos no próximo mês e mais tarde no ano que vem. apesar de nos territórios a situação continuar tensa, depois de tropas marroquinas terem atacado um acampamento de refugiados sarianos, fazendo mortos, feridos e muitos presos.
a ONU tem estado envolvida nos esforços para uma solução no Sara Ocidental desde 1976, quando eclodiram os combates entre Marrocos e a Frente Polisário, depois da administração colonial espanhola ter abandonado o território, numa história em tudo semelhante a Timor-Leste.
Marrocos apresentou um plano para a autonomia sariana, enquanto a posição da Frente Polisário é que o estatuto final do território deve ser decidido num referendo sobre a autodeterminação, que inclui a independência como uma opção, no que é apoiada por resoluções do Conselho de Segurança.
Esta quarta-feira, a activista sariana aminetu Haidar – que está em Portugal, como noticiou Fátima Missionária – não foi recebida pelo Governo português, uma atitude lamentada pela própria, mas também por partidos e movimentos que apoiam a causa.