Uma discreta iniciativa que obteve grande sucesso e vai iniciar a sua 22º edição. Graças ao festival pode dizer-se que a música africana criou raízes em França
Uma discreta iniciativa que obteve grande sucesso e vai iniciar a sua 22º edição. Graças ao festival pode dizer-se que a música africana criou raízes em FrançaDe 12 de Novembro a 24 de Dezembro realiza-se, na região de Paris, o festival africolor. Uma tradição de 21 anos que anima vilas do norte da capital com uma série de concertos africanos. Uma iniciava de muito sucesso desde a sua primeira edição, em 1989, com apenas três concertos. 2. 000 pessoas aderiram quando apenas havia lugar para 700, explica o fundador do festival e ex-jornalista, Philippe Conrath. Hoje, não divulga apenas a música do continente negro, mas também filmes e exposições.
O festival foi pioneiro na divulgação das músicas africanas em França, explica o produtor, Jerôme-Paul Hazard. O evento permitiu que inúmeros artistas conseguissem viver da música. Dantes, tocava para comer, nos baptizados, casamentos, convites, conta um dos convidados do programa desde 1993. Hoje, o músico acompanha muitas estrelas no palco, inclusive artistas franceses. Uma das maiores vitórias de africolor: a música africana já não é convidada mas está sim enraizada, em França, revela o jornal digital, afrik.com. Ouça algumasmúsicasdo festival.