Crise social agrava em Braga. Populações estão a passar por dificuldades financeiras cada vez mais ní­tidas, adianta a Santa Casa da Misericórdia
Crise social agrava em Braga. Populações estão a passar por dificuldades financeiras cada vez mais ní­tidas, adianta a Santa Casa da MisericórdiaÉ uma pobreza envergonhada. Recorrem muitas vezes ao pedido, principalmente, de produtos alimentares como também outros auxílios como verbas de natureza financeira para poderem acorrer a determinadas situações que surgem em relação a filhos e agregados familiares, afirmou Bernardo Reis, em declarações à TSF.
O número de pessoas que pedem ajuda aumentou desde 2009, e agora é feito até por famílias que tiveram bastantes possibilidades. a Santa Casa da Misericórdia de Braga vai ter, a partir de 2011, uma uma cantina social precisamente para ajudar as famílias que tenham mais dificuldades na área alimentar.
Mas os problemas das famílias vão para além disso. Há uma certa dificuldade em comparticipar com as verbas para crianças e idosos nas nossas instituições que, por lei, lhes são atribuídas, salienta Bernardo Reis.
Há um aumento de 20 por cento de novos pobres, situação para a qual contribuiu o encerramento de 571 empresas no distrito de Braga, este ano. Situação que conduziu à pobreza 24 mil famílias. Há gente que passa fome para poder pagar a renda de casa, afirmou recentemente José augusto, da comissão de trabalhadores do distrito. Famílias que têm entre um e quatro filhos e estão a recorrer a instituições para terem uma refeição quente por dia.