a Linha do Cidadão Idoso recebeu, no último ano, 2570 chamadas. 10 por cento das quais foram relacionadas com maus tratos
a Linha do Cidadão Idoso recebeu, no último ano, 2570 chamadas. 10 por cento das quais foram relacionadas com maus tratosVerifica-se um aumento do número de situações sobre maus-tratos e diminuído os pedidos de informação sobre serviços de apoio. a Linha reabriu há um ano, em Novembro de 2009, depois de ter sido suspensa durante três meses.
Durante este período, adianta a Provedoria de Justiça, 244 das chamadas destinaram-se a pedidos de informação sobre questões de saúde. Em 240 chamadas, as questões colocadas foram sobre apoio domiciliário, 194 sobre maus-tratos, 165 sobre lares, 133 reclamações, 106 devido a abandono, 93 sobre acção social e 84 a propósito de serviços de apoio.
a Linha do Cidadão Idoso visa informar sobre os direitos e benefícios dos idosos em áreas como a saúde, a segurança social, a habitação, as obrigações familiares, a acção social, e os equipamentos e serviços disponíveis. Noutros casos, o idoso é ainda reencaminhado para serviços que possam ajudar a resolver o seu caso.