Depois do apelo de Ban Ki-moon, secretário-geral das Nações Unidas, sobre a recuperação da economia, o grupo dos 20 é instado a promover postos de trabalho
Depois do apelo de Ban Ki-moon, secretário-geral das Nações Unidas, sobre a recuperação da economia, o grupo dos 20 é instado a promover postos de trabalhoOrganização Internacional do Trabalho (OIT) pede aos líderes do G-20, que reúne as maiores economias do mundo, para darem prioridade à criação de empregos. O apelo antecede o encontro do grupo marcado para os dias 11 e 12 de Novembro, na Coreia do Sul. a OIT estima que os países do grupo tenham que criar uma média de 21 milhões de novos postos de trabalho, por ano, na próxima década.
O índice mundial de desemprego é alarmante. Em 2010, aumentou em 10 países do G-20 e apenas recuou em oito de entre eles. O número de pessoas sem trabalho atinge o nível histórico de 210 milhões. Ou seja, há mais 30 milhões no desemprego em relação a 2007, nas vésperas da crise mundial actual. Quanto aos salários desceram quatro por cento.
O desemprego não é o único problema. Há que ter em conta a diminuição da duração do emprego e dos níveis de actividade nas economias com elevados rendimentos. Há também mais desânimo entre os trabalhadores.