«Para tudo há um momento e um tempo para cada coisa que se deseja sob o céu» (Eclesiastes 3,1). Este é tema da segunda jornada de Teologia Prática dedicada ao tema «as idades do crer»
«Para tudo há um momento e um tempo para cada coisa que se deseja sob o céu» (Eclesiastes 3,1). Este é tema da segunda jornada de Teologia Prática dedicada ao tema «as idades do crer»O objectivo é reflectir sobre a temporalidade própria da condição crente. a iniciativa é organizada pelo Instituto Universitário de Ciências Religiosas, da Faculdade de Teologia da Universidade Católica, Lisboa, e decorre a 26 de Novembro. Os trabalhos têm início às 9h30 com o acolhimento e terminam às 18h. a inscrição custa 20 euros e pode ser paga antecipadamente ou no próprio dia. Consulte o programa.
Depois de um particular desenvolvimento das correntes teológicas vincadamente contextuais – procurando integrar no discurso teológico as determinações plurais da cultura -, renovou-se esse interesse por pensar a fé cristã partindo das trajectórias e dos itinerários biográficos, vistos como o meio em que se exprime a adesão a Jesus Cristo, refere o folheto de apresentação das jornadas. Torna-se necessário reflectir sobre a temporalidade própria da condição crente, para o que se requerem metodologias narrativas e lugares eclesiais que favoreçam o discernimento das luzes e sombras que habitam as idades do crer.