Encontro em Viseu desafiou os jovens a ir ao encontro do outro. é necessário olhar para a pessoa que está ao lado e lutar contra a indiferença e o egoísmo
Encontro em Viseu desafiou os jovens a ir ao encontro do outro. é necessário olhar para a pessoa que está ao lado e lutar contra a indiferença e o egoísmoQuem é o meu próximo. Foram estas as palavras que inspiraram o desafio lançado a mais de 250 jovens: participar na 12º edição do Fórum Ecuménico Jovem, que decorreu a 6 de Novembro, em Viseu. Ser próximo de alguém é uma atitude dinâmica e não estática que deve partir de cada um, lembrou um dos oradores. Para Custódio Costa, o cristão deve estar particularmente atento para identificar os caídos à beira da estrada. Sejam os idosos abandonados pelas famílias, as mulheres grávidas a quem é recusado trabalho, os deficientes ou os iletrados desempregados ou os doentes da Sida, entre muitos outros casos que persistem na sociedade actual. a verdadeira pobreza tem a sua génese no coração do homem através da indiferença e do egoísmo, salientou.
Para os líderes das quatro igrejas, representadas no grupo ecuménico jovem, organizador do encontro, o papel dos cristãos é fundamental enquanto testemunho do caminho para o próximo. O bispo da Igreja Metodista, José Sifredo, considera fundamental começar-se a cuidar uns dos outros, até nas coisas mais simples. E os jovens podem desempenhar aí um papel fundamental. Também Ilídio Leandro, bispo de Viseu, reconheceu nos jovens reunidos, na cidade, um veículo válido da passagem do testemunho. Temos um elemento comum que é o voto de Jesus, Todos sejam um’, e o desejo de vivermos e transmitirmos o que nos une, sublinhou.