O Papa deixou mensagens fortes ao povo espanhol. No país, o Santo Padre «teve ocasião de se ir sentindo cada vez mais em casa», relata Pacheco GonçAlves
O Papa deixou mensagens fortes ao povo espanhol. No país, o Santo Padre «teve ocasião de se ir sentindo cada vez mais em casa», relata Pacheco GonçAlvesEm Espanha, Bento XVI expressou as suas preocupações sobre a Europa do século XXI, cada vez mais afastada da fé em Deus. No discurso de despedida, no aeroporto o Santo Padre lembrou importantes momentos: a visita à catedral de Santiago como peregrino; em Barcelona, a dedicação da igreja e do altar, da Sagrada Família de Gaudí , na presença do Rei e da Rainha de Espanha. Nas suas intervenções debruçou-se sobre o sentido da peregrinação e adescoberta de Deus, a fé e olaicismo, a caridade e asolidariedade, entre outras temáticas.
O enviado da Rádio Vaticano, Pacheco GonçAlves destaca, entre outras coisas, a euforia dos jovens que o aclamaram, diante da catedral e o entusiasmo genuíno. aponta ainda para o ambiente familiar, de grande simplicidade, cheio de alegria, tão comovente e enternecedor na visita final à casa de acolhimento para deficientes. Em Espanha, o Santo Padre teve ocasião de se ir sentindo cada vez mais em casa, acolhido e estimado, mas sobretudo com pessoas que possam porventura tomar em consideração as suas palavras de paz e solidariedade, fraternidade e espiritualidade, cheias de esperança de que é possível um mundo melhor, como disse o rei Juan Carlos no momento da despedida , refere.