é um «tempo e oportunidade para valorizarmos o trabalho e a missão dos Seminários na formação dos futuros sacerdotes», defende o presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios
é um «tempo e oportunidade para valorizarmos o trabalho e a missão dos Seminários na formação dos futuros sacerdotes», defende o presidente da Comissão Episcopal Vocações e MinistériosPara ele (Papa) como para cada um de nós, a vocação ao Sacerdócio nasce neste berço de verdade e de coragem; exige liberdade para decidir; implica conversão interior; impõe deixar ocupações de rotina e certezas frágeis; encontra nova bússola a guiar os nossos passos e descobre alto farol a iluminar o caminho de quem quer seguir o Senhor, escreve antónio Francisco dos Santos. Na mensagem para a Semana dos seminários, o também bispo de aveiro lembra o encontro de Bento XVI com os seminaristas, em Fátima, a 12 de Maio.
O lema desta semana é o mesmo da Semana dos formadores dos seminários de Portugal, realizada em Setembro: Seminário, comunidade dos discípulos de Cristo e irmãos no presbitério. Queremos fazer nossa a mensagem do Santo Padre, dizer uma palavra de muita alegria e renovada confiança a todos os seminaristas de Portugal e testemunhar sentida gratidão a quantos se entregam diariamente com exemplar dedicação e inexcedível generosidade à exigente causa da formação nos nossos Seminários, salienta o prelado.
antónio Francisco dos Santos manifesta-se confiante que aos seminários nunca faltará a comunhão fraterna e exemplar dos presbitérios diocesanos e religiosos nem a oração, o afecto e a generosidade das comunidades cristãs. O subsídio para a vivência desta semana nas famílias, nos movimentos apostólicos e nas comunidades cristãs é um contributo do Seminário Maior de Lamego.