Momentos de reflexão e de interacção entre os vários grupos da família. Foram apresentados aspectos a melhorar, formas de crescimento e novos horizontes para a missão
Momentos de reflexão e de interacção entre os vários grupos da família. Foram apresentados aspectos a melhorar, formas de crescimento e novos horizontes para a missãoNo segundo dia da assembleia, Maurício Guevara apresentou as principais conclusões dos grupos de trabalho. Constata-se que há dúvidas em relação à actividade da Família Missionária da Consolata (FMC) perante os desafios actuais. Entre os pontos a melhorar apontou-se para a condição de grupos fechados sem interacção e a falta de presença missionária nas paróquias.
O missionário, Ramón Cazallas, apresentou uma síntese do encontro. Uma assembleia que não era para tomar decisões, mas sim abrir horizontes para a missão, lembrou. Uma família com muita diversidade, mas com um aspecto dominante e ponto de união: a missão que todos devem servir. O encontro da FMC em Fátima deixa uma reflexão para outras comunidades e até um incentivo para a realização de assembleia locais. Cada comunidade tem de abrir novos horizontes, afirmou.
Na homilia da celebração eucarística, Salvador Medina, superior provincial da Colômbia, lembrou que a Palavra foi proclamada para todos. Numa sociedade de muita solidão há uma Boa Nova para dar. as diversas religiões, apesar de diferentes, têm em comum o Deus da vida. a defesa da vida é a causa comum, lembrou. a missa terminou com uma mensagem de incentivo ao casal de Leigos Missionários da Consolata de partida para a Colômbia, Rui e Viviana, e com uma breve conclusão de Norberto Louro.
O superior provincial dos Missionários da Consolata, em Portugal, apontou para a desilusão que fica depois dos encontros, quando se verifica que tudo está na mesma. as mesmas dificuldades continuam presentes. O mal é que nós queremos que os outros mudem. Mas, nós temos que ser a novidade. a assembleia forneceu muitas formas de poder crescer. aqui fomos uma família com um projecto, finalizou o sacerdote.