O desafio passa pela hospitalidade, pelo acolhimento, sabendo que os que estão a chegar são todos irmãos, defendeu o superior provincial da Colômbia
O desafio passa pela hospitalidade, pelo acolhimento, sabendo que os que estão a chegar são todos irmãos, defendeu o superior provincial da ColômbiaCom a nova mobilidade mundial, é bom que o ser humano se junte, seja migrante. a humanidade caminha para a interculturalidade, no mundo que é a nossa casa e os desafios são muitos, para todos. Um deles é o da hospitalidade, salientou Salvador Medina, durante a última conferência dos trabalhos da assembleia da Família Missionária da Consolata.
Para além da exortação do fundador José allamano: Não devemos acomodar-nos, mas avançar sempre, o sacerdote salientou ainda que a missão está no sangue, na natureza do ser humano. Neste tempo de crise, anunciar a consolação é um desafio, mas também uma belíssima oportunidade, salientou o missionário colombiano. Os missionários e missionárias ad gentes propõem-se como peregrinos do ser e das culturas, experientes em humanidade. Quanto mais pessoas, povos e culturas diversas fizerem parte da geografia do nosso coração, mais humanos somos e maiormente participamos na humanização redentora da humanidade, referiu ainda o orador.
a Família Missionária da Consolata tem uma identidade mariana e uma identidade eucarística. Este espírito de família deve ser vivido com base na irmandade, na amizade e na companhia, caminho e projecto de missão. Conta com homens e mulheres e, na dimensão de vida religiosa vive a liberdade de obediência como disponibilidade para o serviço, a liberdade da castidade como abertura ao amor sem exclusividade, a liberdade da pobreza para a solidariedade com os mais pobres excluídos, apontou o superior provincial da Colômbia.