Jovens Missionários da Consolata animaram de forma dinâmica a assembleia. Dois seminaristas da Consolata foram postos à prova no «Quem quer ser missionário»
Jovens Missionários da Consolata animaram de forma dinâmica a assembleia. Dois seminaristas da Consolata foram postos à prova no «Quem quer ser missionário»No sarau missionário, os vários grupos de Jovens Missionários da Consolata (JMC) subiram ao palco numa representação teatral. Uma noite cheia de mensagem sobre os cinco continentes, intercalada com vários testemunhos. Desde missionários de passagem por Portugal, a uma família de intrusos missionários da Consolata, as mensagens transmitidas tocaram os corações dos presentes na assembleia.
No final, dois jovens seminaristas do instituto, Nuno Morais e João Batista, foram praxados pelos Jovens Missionários da Consolata. O concurso especial, Quem quer ser missionário?, pôs à prova os seus conhecimentos sobre a missão, perante um público muito atento. À mistura, cânticos, risos, danças e até falhas técnicas alegraram a noite.
Os JMC são o espelho da realidade do instituto e da missão, considera Tiago Santos, integrante do JMC de Fátima e apresentador do concurso. Trata-se de transparecer para fora o espírito de allamano, que nos quer dinâmicos e com vontade. Não quer missionários tristes, lembra o jovem estudante de 21 anos. Levar a outros jovens uma imagem vitalizada da Igreja e dos grupos de jovens que existem é um dos objectivos. Uma tarefa que nem sempre é fácil devido à distância que separa os vários membros e que dificulta possíveis reuniões.
Do primeiro dia da assembleia, destaca a ideia de um grupo que não está fechado sobre si mesmo e não está preso. Este procura modernizar-se, procura novas formas de estar entre os vários ramos da Família e novas formas de agir numa sociedade em constante mudança. Um grupo que não quer ficar parado no tempo mas que está em contínua renovação, sinal do carisma do instituto e do beato allamano, explica.