O Sumo Pontífice condenou o anticlericalismo e lembrou o sentido da peregrinação. «Peregrinar significa sairmos de nós próprios para irmos ao encontro de Deus»
O Sumo Pontífice condenou o anticlericalismo e lembrou o sentido da peregrinação. «Peregrinar significa sairmos de nós próprios para irmos ao encontro de Deus»Milhares de pessoas esperaram horas e, muitos até toda a noite, para ver o Santo Padre, que visita hoje Santiago de Compostela. ainda no avião, Bento XVI criticou o forte anticlericalismo que se verifica, actualmente em Espanha. No seu primeiro discurso, convidou o velho continente a fortificar as raízes do catolicismo. Quero convidar Espanha e Europa a edificar o seu presente e projectar o seu futuro com base na verdade autêntica do homem, na liberdade que respeita essa verdade e nunca a fera e na justiça para todos começando pelos mais pobres e desvalidos, afirmou Bento XVI.
Junto ao altar-mor da catedral de Santiago, o Papa recordou o sentido do peregrinar cristão. Peregrinar não é simplesmente visitar um lugar qualquer para admirar os seus tesouros de natureza, arte ou história. Peregrinar significa, antes, sairmos de nós próprios para irmos ao encontro de Deus onde Ele se manifestou, onde a graça divina se mostrou com particular esplendor e produziu abundantes frutos de conversão e santidade entre os crentes, disse, segundo a Rádio Vaticano. Mais de 260 mil peregrinos já percorreram os caminhos de Santiago, este ano.