O país martirizado pelo sismo de Janeiro espera a passagem de ventos ciclónicos, que podem ajudar ainda mais à destruição das estruturas frágeis
O país martirizado pelo sismo de Janeiro espera a passagem de ventos ciclónicos, que podem ajudar ainda mais à destruição das estruturas frágeisantecipar eventuais derrocadas de terras tem sido o trabalho de agências e organizações humanitárias no Haiti, para este fim-de-semana, com a passagem do furacão Tomas pela ilha caribenha, que deixaram um apelo à comunidade internacional para prestar ajuda urgente.
De acordo com os relatos, os peritos meteorológicos classificaram o Tomas como um furacão de categoria 1 na escala Saffir-Simpson. Esta escala prevê os danos mais baixos, mas aponta para ventos de 119 a 153 km/h, o que num país destruído por um sismo, tão violento como o de Janeiro, acaba por ser mais um motivo de grande preocupação.
O Gabinete para a Coordenação dos assuntos Humanitários sublinhou que, mesmo com os actuais fornecimentos de ajuda humanitária, a magnitude potencial do impacto do furacão obriga a pedir com urgência bens e equipamentos adicionais.