«aqueles que tiverem merecido chegar à ressurreição dos mortos já não podem morrer, pois são iguais aos anjos, e tornam-se filhos de Deus» (Lucas 20, 35-36)
«aqueles que tiverem merecido chegar à ressurreição dos mortos já não podem morrer, pois são iguais aos anjos, e tornam-se filhos de Deus» (Lucas 20, 35-36)Um dos grandes anseios da natureza humana é, e sempre foi, o da imortalidade, o de continuar a viver para todo o sempre. anseio expressado de muitas maneiras, desde os tempos mais remotos da vida da humanidade. Por exemplo, a Pirâmide de Djoser foi desenhada pelo arquitecto egípcio Imhotep, que nasceu à roda do ano 3. 000 antes de Cristo, de forma a ser uma escada gigante que a alma do faraó Djoser subiria para chegar aos céus. Nas palavras de Deus ao criar adão podemos já ver a afirmação divina da vida imortal para os seres humanos. Disse Deus: Façamos o ser humano à nossa imagem e semelhança (Génesis 1, 26). Possuir a imagem e semelhança de Deus implica forçosamente possuir, como Ele, a imortalidade, quer dizer a vida sem fim. São portanto os seres humanos diferentes de Deus porque Ele existe desde toda a eternidade. ao mesmo tempo, aqueles que tiverem merecido a ressurreição serão semelhantes a Deus porque possuirão a vida eterna junto do seu Criador que é o Deus que dá a vida (Credo).
aceitar Jesus Cristo significa aceitar toda a sua mensagem, na qual ele claramente nos diz que, pelo poder da sua ressurreição, também nós ressuscitaremos para vivermos para sempre na Casa do nosso Deus, juntamente com todos os que merecem a vida eterna. Oferecendo-nos este dom gratuito da vida sem fim, que para nós conquistou por meio da sua paixão, morte e ressurreição, Cristo mostra ser o nosso maior amigo, o nosso Salvador. Dizia Santa Teresinha do Menino Jesus, doutora da Igreja, acerca da tristeza que pode causar o pensamento da morte: Sentir-me triste, eu, ao pensar na morte? Mas como poderia sentir-me triste se, por meio da morte, vou viver para sempre com a pessoa que mais amo, o meu Senhor Jesus Cristo?. E o Livro do apocalipse revela-nos que na Casa de Deus, o próprio Deus enxugará para sempre todas as nossas lágrimas, e não haverá mais morte, nem luto, nem pranto, nem dor (apocalipse 21,4).
aceitar Jesus significa oferecer-lhe continuamente o nosso amor, e praticar o amor através de acções para com os outros, especialmente por aqueles que, por qualquer razão, ainda não aceitaram o Senhor Jesus como amigo e mestre da sua vida. Há tantas coisas que conseguem prejudicar a nossa alegria cristã: problemas de família, emprego, relações humanas, a situação económica… Mas nada há de mais certo: o amor de Deus por nós nunca diminuirá, aconteça o que acontecer. No coração de Deus há sempre amor para mais uma criatura, para mais um coração arrependido e confiante: para todas as criaturas sem excepção nem distinção! a ressurreição foi, desde o início da Igreja, o centro de toda a pregação apostólica. É-o ainda hoje em todo o lugar onde há um missionário/a de Cristo a anunciar a Boa Nova.