a vitória de Dilma Rousseff para a Presidência da República, a 31 de Outubro, é um marco na história do país que, pela primeira vez, será governado por uma mulher
a vitória de Dilma Rousseff para a Presidência da República, a 31 de Outubro, é um marco na história do país que, pela primeira vez, será governado por uma mulherPara a integrante da Coordenação Nacional da organização, CDD (Católicas pelo Direito de Decidir), Maria José Rosado, a vitória de Dilma Rousseff representa uma conquista para as mulheres. É um facto histórico, do qual nós devemos encher-nos de orgulho, afirma.
Simbolicamente, [a eleição de Dilma] é importante para que as novas gerações de mulheres olhem para ela e queiram ser alguém, ter um cargo para trabalhar pelo povo e pela democracia. Isso será bom para o Brasil, considera Maria.
a militante da Marcha Mundial das Mulheres, Nalu Faria, ressalta que a vitória de uma mulher como presidenteé marcante, não apenas por ser a eleição de uma mulher, mas de uma pessoa que construiu uma trajectória política. É extremamente importante, ainda mais por ser uma mulher do campo da esquerda, destaca.
César Sanson, pesquisador do CEPaT (Centro de Pesquisa e apoio aos Trabalhadores) de Curitiba-Paraná, destaca que a eleição de novos actores contribui para a construção de novos valores para a sociedade. No Brasil, o trabalhador, o indígena, o negro e a mulher nunca tiveram a valorização devida. Nessa perspectiva, é um avanço enorme, termos uma mulher presidente, afirma.
Em seu primeiro discurso depois da confirmação da vitória, no dia 31 de Outubro, a nova presidente eleita classificou a sua eleição como uma demonstração do avanço democrático no país. Registo aqui meu primeiro compromisso após a eleição: honrar as mulheres brasileiras, para que este facto, até hoje inédito, se transforme num evento natural. E que ele se possa repetir e ampliar nas empresas, nas instituições civis, nas entidades representativas de toda nossa sociedade, afirmou a presidente.