Presidentes africanos estão preocupados com a defesa do lago Chade. Já foi um dos maiores do planeta, mas corre o risco de desaparecer, ameaçando as populações locais
Presidentes africanos estão preocupados com a defesa do lago Chade. Já foi um dos maiores do planeta, mas corre o risco de desaparecer, ameaçando as populações locaisOs chefes de Estado da Líbia, Senegal, República Centro africana, Chade e Nigéria pretendem inscrever o Lago Chade na lista do Património Mundial da Humanidade. Uma resolução tomada em conjunto durante o Fórum Mundial do Desenvolvimento durável, cujo tema central era: Salvar o lago Chade.
O lago, localizado no centro de África, já foi um dos maiores do planeta eestá em risco de desaparecer. Passou de 25 mil quilómetros quadrados, em 1960, para oito mil, actualmente. as alterações climáticas e a exploração intensiva são os principais factores na origem do seu crescente desaparecimento.
as promessas de defesa do lago sucedem-se nos últimos anos; há contudo grandes esforços ainda por realizar, revela a agência missionária, MISNa. Os participantes do fórum manifestaram preocupação com as populações a viver nas proximidades do lago. Prevêem a instalação de um equipamento para regulamentar a exploração do lago.